Na Educação Pré-Escolar as aprendizagens acontecem de forma informal e lúdica, privilegiando-se o Brincar como fio condutor para o desenvolvimento de competências  através de experiências, jogos e atividades de exploração sensorial.  

O plano de atividades de sala é co-construído a partir das vivências, dos conhecimentos e dos interesses das crianças.

As atividades pedagógicas desenvolvidas têm como suporte as “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar” do Ministério da Educação, onde são propostas as seguintes áreas de conteúdo: 

  • Formação Pessoal e Social,

  • Conhecimento do Mundo,

  • Expressão e Comunicação (Educação Física, Educação Artística, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, Matemática).

A Educação Pré-Escolar dinamiza, ainda, as seguintes atividades, com o apoio de professores especializados:

  • Música

  • Informática

  • Inglês (5 anos)

O tempo letivo corresponde a cinco horas diárias asseguradas pela educadora de  infância. O restante tempo diz respeito à Componente de Apoio à Família (CAF), sendo assegurado por Ajudantes de Ação Educativa.


PEDAGOGIA EM PARTICIPAÇÃO

A procura de uma Proposta Pedagógica para a Creche e Educação Pré-Escolar partiu de um repensar sobre a prática pedagógica desenvolvida na APISAL e na intenção de abraçar uma filosofia educativa que promovesse a participação ativa das crianças desafiando- as olhar o mundo de forma a construir sentidos para a existência e a ser atuantes sobre a realidade. 

Assim, considerou-se a Pedagogia em Participação - a perspetiva educativa da Associação Criança - , como a que melhor responde às intenções e expectativas da APISAL pela forma como reconhece a criança como ser participante e com competência e pelos próprios princípios que a fundamentam.

 
“Os eixos de intencionalidade educativa da Pedagogia-em-Participação Fonte: Oliveira-Formosinho (2016a)”

“Os eixos de intencionalidade educativa da Pedagogia-em-Participação
Fonte: Oliveira-Formosinho (2016a)”

 

A Pedagogia em Participação, é uma pedagogia socioconstrutivista participativa para a educação de infância, em desenvolvimento desde o início da década de 1990, sendo utilizada em vários centros de educação de infância em Portugal. A Associação Criança é apoiada, desde a sua criação, pela Fundação Aga Khan Portugal.

Para o efeito, as Coordenadoras de Creche e Educação Pré-Escolar da APISAL foram integradas no curso de Formação de Formadores na Pedagogia em Participação, a convite da Fundação Aga Khan, o que lhes permitiu também formar, em contexto e de forma contínua, a restante equipa educativa. 

“A intencionalidade educativa da Pedagogia-em-Participação vê a criança como portadora de impulsos, interesses e motivações que criam intencionalidade e propósitos, com os quais se orienta para o mundo e para ser no mundo com os outros, sentindo e pensando, explorando e comunicando, expressando e narrando.” (Oliveira-Formosinho, 2018, p. 41).”

Formosinho, João & Oliveira-Formosinho, Júlia. 2013. Pedagogia-em-Participação: A Perspetiva Educativa da Associação Criança. Porto Editora.